14 a 20 de novembro
Seminários
Com o foco na criatividade e nos processos de desenvolvimento da criação artística, o festival promoverá seminários gratuitos pelo site do festival entre os dias 14 e 17 de novembro. Os seminários terão apresentações sobre os processos criativos e experiências vividas por parte dos artistas para o público estimulando também um espaço de trocas e conhecimentos. A cada dia, uma/um artista e um assunto diferente para provocar a interessades um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Para esta edição propomos painéis nos quais artistas compartilharão parte de seus processos de criação e vivências nos variados ambientes artísticos. Toda a programação do seminário terá tradução em libras.
O que. Seminário
Onde. Transmissão via streaming através do site www.pequenassessoes.net
Quando. 14/11/2022, 15/11/2022, 16/11/2022 e 17/11/2022 sempre a partir das 19:30
Acesso Gratuito
Todos os painéis terão tradução em Libras
Sinopses
Reter, contextualizar, consolidar. A experiência do som se refaz em memória. O som de um lugar, o som de um tempo, o som de um lugar e tempo para alguém, o som de um lugar e tempo como objeto. O que o singulariza e diferencia? O que confere ao tempo e ao lugar sua identidade sonora? Som é patrimônio – imaterial e paisagístico – e gravar sons é documentar – implica uma curadoria, escolhas, restrições compulsórias. Nesta fala investigamos a natureza da memória sonora e atravessamos diversos registros e relatos. Há uma forte ligação entre a memória oral e a percepção do som. Portanto, também propomos um exercício de resgate de memória sonora junto à audiência.
Partindo da perspectiva de um grupo multidisciplinar que atua na cidade de Valparaíso e que tem seu início ancorado na dança contemporânea, são revistos e problematizados alguns marcos sociais/políticos/culturais que vêm impactando as práticas performáticas e métodos de produção coletiva. Diante disso, o grupo se questiona e convida à reflexão: quais são os meios e as estratégias coletivas necessárias para compreender a transformação que nos toca?
E N T R E é uma pesquisa que acontece como uma serie de videoperformances realizadas em casa disponíveis para locação e/ou venda entre 2017 a 2021, ela ganha outras nuances no texto de mestrado “E N T R E : corpo/voz , ressonância, lugar“. Tanto o texto quanto a fala se propõem a dar contorno partindo do fazer artístico.
Uma conversa sobre redes de apoio às artes e seus possíveis agenciamentos transdisciplinares. A Fundação Pro Helvetia e os fins públicos do fomento. A contribuição sistêmica e o programa de intercâmbios artísticos. Diálogos, circulação e colaboração em contextos assimétricos.